Como vencer desafios? 5 Super dicas para triunfar e se tornar um herói épico (a #3 é a minha preferida)

Você já se sentiu sobrecarregado por um desafio? Já sentiu aquela vontade de desistir? Com certeza todos nós já passamos por isso muitas vezes. Mas apesar desses momentos de dificuldades tenho certeza de que quando vence você se sente um verdadeiro herói. E é aí que surge a dúvida: como vencer desafios sem ficar desmotivado?

Qualquer avanço que tenho na minha própria jornada é celebrado (por menor que possa parecer) para gerar um reforço positivo na minha força de vontade e motivação.
Quem me conhece sabe o quanto eu gosto e me divirto todos os dias fazendo uso desse e mais alguns hacks para vencer esses desafios e conseguir transforma-los em fonte de força e motivação.

Esses experimentos que conduzo são bem variados. Vão desde ficar sem comer açúcar (hoje estou comemorando 72 dias sem comer nenhum grama de açúcar); até ler, em média, 40 páginas por dia para completar um livro por semana (esse foi um grande sucesso e acabei chegando na marca de 4 livros em 3 semanas).

Agora vem a grande pergunta: pra quê fazer isso? Não, eu não curto ficar me torturando. Eu gosto de desafios!

Esses testes comprovam (a mim mesma) o quanto sou capaz de fazer e realizar quando realmente quero. A ideia é que ao fazer esses experimentos e ajustar a abordagem aqui e ali, eu ganho energia, ganho a habilidade de fazer mais com menos.

Explico: eu tenho meu próprio negócio, e agora resolvi lançar uma startup para realizar o meu sonho de compartilhar todo o meu conhecimento na arte de reinventar. Pela natureza de uma startup ser algo que vem do zero a quantidade de energia, de ação, para que isso se torne de fato um negócio é imensa e, muitas vezes, nessa jornada o cansaço e o abatimento são inevitáveis.

Então eu preciso lançar mão de todas as armas que forem possíveis para conseguir realizar tudo que preciso todos os dias.

Nesse tempo de estudo e aprendizado desenvolvi uma rotina fundamental e específica que me deixam mais centrada, mais energizada e motivada todos os dias. Aqui estão algumas delas que eu sinto que poderão contribuir com você.

1. Acordar mais cedo.

Eu sou super dorminhoca (rs), então despertar cedo é algo que exige muita energia e preparo, porém, ao fazê-lo sinto-me mais forte e mais capaz de lidar com tudo que possa acontecer no meu dia. Minha meta atual: fazer parte do 5am club de forma consistente (conheça mais sobre esse assunto aqui).

2. Meditação

Esse é um assunto que está bem em alta ultimamente, porém eu já sou uma praticante antiga dessa técnica. No livro: Focus, Daniel Goleman fala que devemos encarar a nossa atenção como um músculo que pode ser fortalecido através de treinamento, ou para os mais íntimos: meditação.

Eu concordo plenamente com essa afirmação, já que sinto exatamente isso: minha mente mais forte e mais poderosa à medida que treino mais e mais. Aqui minha uma meta é apenas manter o hábito de  meditar ao acordar e antes de dormir todos os dias.

Quer conhecer mais sobre essa técnica incrível e milenar? Clique aqui.

3. Audiobook.

O conhecimento, para mim, é algo extremamente motivante e inspirador. Todos os dias mantenho meu compromisso de ler as 40 páginas que mencionei anteriormente. Porém, com a facilidade do audiobook eu ganho a disponibilidade de fazê-lo durante uma caminhada, enquanto cozinho ou enquanto dirijo o carro (o trânsito de São Paulo já colaborou muitas vezes para que eu cumprisse a minha meta rs). Meu livro do momento? Money, Master The Game por Tony Robbins.

4. Movimento.

Caminhar, correr, andar de bike, ir à pé resolver uma amenidade, enfim, movimentar-se durante o dia é super importante. Depois que li: Don’t Just Sit There por Katy Bowman, descobri o quão nocivo para a saúde é ficar em uma única posição por muitas horas (por exemplo: sentada). Ao longo do livro, Katy dá várias dicas de como incluir mais movimento durante o dia e não limita-lo a uma única hora (e ficar sentada pelas demais).

O que mais gostei foi o conceito OTM (opportunities to move ou oportunidades para se mover em tradução livre). Ela nos instiga a procurar por essas oportunidades de ficar em pé, alongar-se, entre outras, ao longo do dia. São coisas discretas que você pode fazer sem problemas no ambiente de trabalho. Eu adorei e tenho me movimentado muito mais hoje em dia e acabei traçando minha meta de atingir 10.000 passos diários, de forma consistente, por 180 dias.

5. Preparação.

Descobri que planejar os dias, semanas, meses e o ano todo contribui para manter meus objetivos claros e presentes na mente. Essa prática também facilita quebrar em pequenas frações uma meta que pareça grande demais ou que tenha um prazo muito extenso para acontecer. Sendo assim, meus dias terminam com a preparação do próximo. 

Isso inclui: definir o horário de despertar, a roupa que vou usar, o que vou comer no desjejum, qual o foco do dia, entre outros. A minha semana termina tendo em vista o que quero conquistar na próxima, e assim por diante.

O mais importante é que essa rotina, essas pequenas ações diárias, servem como guias para que num momento de cansaço eu consiga seguir em frente e ficar cada vez mais forte.

“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo”
Fernando Pessoa

Espero que essas dicas para vencer desafios tenham sido úteis na sua jornada para tornar-se um herói épico.

Você conhece alguém que adoraria receber essas dicas?

Então faça um favor para ela (e para mim) e compartilhe esse artigo.

Você pode compartilhá-lo no Facebook, Twitter, Google+ ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para quem precisa dele.

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo. Ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.

Ah, e não se esqueça: agora é a melhor hora para você criar um comprometimento consigo mesmo. Faça do seu próximo dia o melhor da sua vida!

Transforme suas semanas e meses em sucessivas conquistas para alcançar seus sonhos.

Porque é hora de você liberar seus potenciais.

Um mundo inteiro aguarda ansioso pelo que você tem a oferecer.

Acredite em você, não aceite desculpas e faça acontecer.