7 brilhantes dicas para aumentar a produtividade e criar a vida dos seus sonhos.

A produtividade hoje é algo cada vez mais necessário, principalmente com a velocidade de todas as mudanças que acontecem na nossa vida. Mas como fazer para trazer esse conceito de uma forma simples para o dia-a-dia?

Você já chegou no final de um dia e sentiu que não valeu de nada? Que as horas passaram e aquele projeto incrível continuou no papel e não conseguiu dar um único passo para torná-lo realidade?

Sabe, eu era daquelas pessoas que tinha muita dificuldade de acordar cedo, dormia tarde e ficava sem energia durante o dia todo, a procrastinação reinava na minha vida, era difícil conseguir fazer tudo que eu sonhava em fazer.

Não contente com essa situação comecei a procurar informações sobre como melhorar isso. Eu precisava de uma estratégia para conseguir otimizar minha rotina e ir em busca dos meus sonhos.

Através de muitos, muitos livros consegui chegar em alguns passos simples para criar uma vida incrível, um dia de cada vez. Afinal, ao estudar muitos livros descobri que uma vida incrível começa com um dia incrível…o somatório desses resulta em um mês incrível, depois um ano incrível e assim por diante.

Se você quer saber mais sobre isso continue lendo para descobrir:

1. Como usar o senso de urgência a seu favor
2. Quer uma vida incrível? Comece imaginando o dia perfeito…como ele é?
3. Tenha alvos e use sua visão de longo prazo no dia-a-dia.
4. Escolha um período de tempo pré-definido para focar no que quer criar.
5. As primeiras horas do seu dia são preciosas, use-as com sabedoria.
6. Teste, mensure, avalie e repita.
7. Bônus: a importância de ter um ritual de poder

1. Use o senso de urgência a seu favor.

produtividade

Hoje é o grande dia, não amanhã ou depois. A produtividade começa a partir do momento que os olhos se abrem pela manhã.

Parece meio óbvio, mas é muito comum alguém dizer: “Ah sim, eu vou fazer isso um dia…”. Só que o tempo vai passando e nada acontece.

No livro Die Empty, Todd Henry mostra uma boa forma de trazer o senso de urgência de uma forma bem realista. Ele diz o seguinte:

Imagine que você acorda e tem alguém lá no seu quarto, documentando e analisando tudo que você faz: que horas acorda, se usou o botão soneca ou não, no que trabalhou, etc. Ao final do dia aquelas anotações (daquele único dia) serão o retrato, a descrição de quem você é!

Se isso começasse agora: como você agiria? Como seria o seu dia? O que você produziria? Refletindo sobre isso você consegue criar um senso de urgência para fazer com que o dia de hoje seja o melhor dia da sua vida: reflita quem você é,  no que acredita, o que quer criar e o que mais valoriza.

2. Quer uma vida incrível? Comece imaginando o dia perfeito.

produtividade

É muito comum começar esse exercício com a negativa (“eu não quero que x coisa aconteça”), mas o ideal é começar imaginando um cenário perfeito! Como se o gênio da lâmpada aparecesse na sua frente nesse momento te concedendo um desejo.

A segunda parte do exercício é pegar essa visão perfeita e adaptá-la à sua realidade, sem deixar que o perfeccionismo atrapalhe, porque convenhamos, perfeição não existe e nem nunca existirá.

Ao invés de ser perfeccionista use a ideia de Tal Ben-Shahar e seja um otimizador. Desligue a TV e a internet, e pense um pouco sobre isso. Pegue uma folha em branco e escreva, desenhe ou faça um mapa mental de como seria um dia perfeito para você e como você conseguiria encaixa-lo de acordo com a sua realidade.

Esse será o seu ponto de partida.

3. Tenha alvos e use sua visão de longo prazo no dia-a-dia.

produtividade

Imagine um arqueiro que está atirando as suas flechas….mas ele não tem alvo algum à sua frente. Provavelmente ele não está com toda a sua energia e foco nisso porque ele não tem um objetivo claro, não importa aonde suas flechas caiam.

Agora vamos conceber que esse arqueiro está se preparando para atirar em um alvo: como é a sua atitude agora? Bem diferente não é?

Todo ser humano precisa de um alvo  (você também pode chamá-lo de objetivo, meta, intuito, propósito, etc). Lembrando que a regra número 1 de flow é que você precisa ter um objetivo, ou um alvo, muito claro e, produtividade, nada mais é do que realizar aquilo que começou na sua imaginação.

Do contrário estaremos apenas reagindo aos estímulos da vida, ao invés de criando a vida que queremos.

Então qual é o seu alvo? Aonde você quer chegar?

Se você está gostando desse artigo e quer ajudar mais pessoas a serem produtivas, clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgá-lo.

Facebook (o mais popular)
Twitter (o mais rápido)
Google+ (o mais indicado para funcionários do Google)
LinkedIn (o mais profissional)

4. Escolha um período de tempo pré-definido para focar no que quer criar.

produtividade

Cal Newport no livro Deep Work ensina a trabalhar a fundo, sem distrações, 100% concentrado e não aceite sair desse período de tempo sem ter criado algo que tenha significado para você. Coloque esse período de trabalho na agenda, bloqueie e respeite-o todos os dias.

Aqui vale uma dica extra de executar uma única tarefa por um período de 45 a 90 minutos e depois parar para um descanso que pode ser: uma caminhada, meditação, leitura de livro, uma soneca, qualquer coisa que gere um descanso para a mente por um tempo de 10 a 20 minutos e, por isso, navegar na internet ou assistir TV ficam de fora dessas atividades. Dessa forma, ao final do dia, você produziu um montão mas ainda se mantem energizado para dedicar tempo para sua família ou a algum hobbie.

Que tal começar?

5. As primeiras horas do seu dia são preciosas, use-as com sabedoria.

produtividade

No nosso mundo moderno é muito comum, ao acordar, já abrir o email e aplicativos de mensagens para conectar-se e responder e fazer alguma coisa. O grande equívoco aqui é acreditar que ao fazer isso estamos criando alguma coisa, quando na verdade estamos respondendo (ou seja: reagindo) às prioridades de outras pessoas.

Darren Hardy no seu livro The Compound Effect ensina a bloquear as primeiras e as últimas horas do seu dia, pois são os momentos sobre os quais temos o maior controle e também é o momento de maior energia, nossa mente está quieta e clara portanto é o momento ideal para dedicar-se ao seu objetivo mais importante. A metade do dia fica com flexibilidade para imprevistos, que sempre podem acontecer.

6. Teste, mensure, avalie e repita.

produtividade

Ao final do dia faça uma avaliação do que funcionou bem durante o seu dia, com uma atitude de curiosidade e não fúria pelo que não funcionou. Adapte o que precisar, avalie e repita o que está bom, comece a testar melhorias para evoluir sempre.

É interessante usar aqui alguma medida de progresso para que você sempre sinta que está em ascensão, pois apenas o fato de começar a medir qualquer área da sua vida melhora a sua performance nisso.

Quase mágico não é?

7. Bônus: organize sua rotina diária

produtividade

Ao colocar tudo isso em prática você vai perceber que naturalmente uma rotina se cria. A melhor parte disso tudo é que a tendencia é você começar a se sentir mais produtivo, mais eficaz, com mais vitalidade, mais alegria e energia para realizar os seus sonhos.

Minha sugestão é criar pequenos rituais que vão te empoderar diariamente.

Um exemplo de ritual de poder? Priorizar o sono! Parece super simples, mas está cada vez mais raro nos dias atuais.

Como funciona: da mesma forma que você coloca um alarme para despertar pela manhã, coloque um alarme para o horário que você quer estar na cama, levando em conta quantas horas de sono você quer e qual o horário que quer acordar. Uma conta bem simples.

O mais importante aqui é obedecer esse alarme e fazer tudo o que precisa para que esse novo ritual funcione. Use a criatividade, faça testes, divirta-se no processo.

Uso o exemplo do sono pois com uma boa noite de sono você aumenta suas chances de acordar energizado e, consequentemente, mais capaz de produzir e realizar tudo aquilo ao qual se propôs.

Para finalizar eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo. Ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.

Ah, e não se esqueça: agora é a melhor hora para você criar um comprometimento consigo mesmo. Faça do seu próximo dia o melhor da sua vida!

Transforme suas semanas e meses em sucessivas conquistas para alcançar seus sonhos.

Porque é hora de você liberar seus potenciais.

Um mundo inteiro aguarda ansioso pelo que você tem a oferecer.

Acredite em você, não aceite desculpas e faça acontecer.